sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Energia Hidrelétrica


A energia hidráulica é uma valiosa fonte de energia. A água usada como fonte de energia, não tem sua utilidade esgotada. O constante fluxo de água na Terra pode ser aproveitado na geração de energia mecânica e elétrica.

Como funciona a hidrelétrica: 

A construção de uma usina hidroelétrica envolve muitos aspectos principalmente os da natureza, ela deve ser construída no encontro de vários rios e o relevo influencia bastante, há necessidade de desníveis para a água adquirir mais velocidade. É construída então uma barragem para que a água seja represada, esta deve ter uma grande altura para a água adquirir mais velocidade durante a queda, girando as turbinas que por sua vez produzirá eletricidade.
A produção de energia elétrica ocorre da seguinte forma:
A água que sai do reservatório é conduzida com muita pressão através de enormes tubos até a casa de força, onde estão instaladas as turbinas e os geradores que produzem eletricidade. A turbina é formada por uma série de pás ligadas a um eixo, que é ligado ao gerador.
A pressão da água sobre essas pás produz um movimento giratório do eixo da turbina.
O gerador é um equipamento composto por um imã e um fio bobinado.
O movimento do eixo da turbina produz um campo eletromagnético dentro do gerador, produzindo a eletricidade.
  A eletricidade será transportada até nossas casas, mas primeiro ela passa por um transformador que aumenta sua voltagem, facilitando sua movimentação. Quando ela chega nas cidades um outro transformador reduz a energia de volta ao nível adequado para os aparelhos que usamos.

Vantagens:
A energia é produzida a partir de uma fonte contínua, neste caso, o movimento da água;
Não polui o meio ambiente;
É de baixo custo de produção

Desvantagens:
A construção de centrais hidroelétricas geralmente exige a formação de grandes reservatórios de água, o que provoca profundas alterações nos ecossistemas;
Dependendo do tipo de relevo e da região onde se encontra o empreendimento, as hidroelétricas podem também ocasionar o alargamento de terras e o descolamento de populações ribeirinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário